Top Ad unit 728 × 90

Últimas publicações

recent

Papa Francisco recebe membros da Igreja luterana da Finlândia



Europa Press | Roma, 17 de janeiro de 2014
Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

O Papa Francisco assegurou que é preciso «não desistir» do esforço ecumênico em busca da «plena» unidade dos cristãos perante o surgimento de «algumas vozes» que não acreditam que isso seja possível, durante uma audiência com a delegação ecumênica da Igreja luterana da Finlândia, que está em peregrinação a Roma por ocasião da festa de Santo Henrique de Uppsala, padroeiro do país escandinavo.

«“Cristo está dividido?” (1 Cor. I, 13). Hoje essa mesma pergunta está sendo feita a nós. Ignorando as vozes que já não reconhecem a unidade plena e visível da Igreja como uma meta alcançável, somos exortados a não desistir dos esforços ecumênicos e a nos manter fiéis ao pedido que o Senhor Jesus fez ao Pai: que “todos sejam um” (Jo XVII, 21)».

Assim o Papa começou o seu discurso, com a pergunta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios que foi escolhida como tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa dia 18.

No entanto, admitiu que «o ecumenismo e as relações entre os cristãos estão mudando significativamente. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que nós professamos a nossa fé no contexto de uma sociedade e de uma cultura onde as referências a Deus e à dimensão transcendente da vida estão cada vez mais ausentes. Vemos isso especialmente na Europa, mas não só aqui».

Por este motivo, indicou que «é necessário» que o testemunho dos cristãos se concentre naquilo que é «a base da fé: o anúncio do amor de Deus que se manifestou através de Cristo, seu Filho». E, como explicou, a unidade de todos os cristãos «surge diretamente do mandamento do amor que Jesus deixou aos seus discípulos».

Nesta linha, o Papa se referiu ao Concílio Vaticano II e à tarefa espiritual do ecumenismo, «um processo espiritual que se realiza em obediência fiel ao Pai, cumprindo a vontade de Cristo e sob a orientação do Espírito Santo».

Francisco acolheu a delegação ecumênica da Igreja luterana da Finlândia com uma calorosa recepção, e recordou que esta reunião começou há 25 anos com seus predecessores, João Paulo II e Bento XVI.
Papa Francisco recebe membros da Igreja luterana da Finlândia Reviewed by Renitência on domingo, janeiro 19, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.