Top Ad unit 728 × 90

Últimas publicações

recent

Monsenhor brasileiro Antonio Catelan é membro da Comissão Teológica



News.va, 23 de setembro de 2014

Cidade do Vaticano (RV) — O Papa nomeou terça-feira, 23 de setembro, novos membros para a Comissão Teológica Internacional e renovou o mandato de outros. A atual Comissão, ativa de 2014 a 2019, terá um novo membro brasileiro: Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira.

Natural de Cidade Gaúcha, região de Umuarama (PR), Mons. Catelan foi ordenado padre em fevereiro de 2005 e é assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estudou na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, nos anos 2000—2002; fez Mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma — Instituto de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, em 2007, e Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália, nos anos 2009—2011.

Por ter já cumprido dois mandatos qüinqüenais (de 2004 a 2014) como membro, Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann, 63, deixa de ser membro da Comissão. Pe. Geraldo, que em 2007 participou da Conferência de Aparecida como perito nomeado pelo Papa, atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Porto Alegre, membro da Comissão Teológica da Arquidiocese de Porto Alegre e consultor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.

A primeira reunião dos novos membros será na Plenária de 1 a 5 de dezembro, quando serão decididos os três temas aos quais a Comissão deverá se dedicar nos próximos anos.

O cômpito da Comissão é ajudar a Santa Sé e, em particular, a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame de questões doutrinais de maior importância. Seu presidente é o Cardeal Gerhard Ludwig Müller e o secretário-geral é Pe. Serge-Thomas Bonino, O.P.

A Comissão se compõe de no máximo 30 membros, teólogos e teólogas de diversas escolas e nações, eminentes por ciência e fidelidade ao Magistério da Igreja.

O site www.cti.va traz todos os documentos publicados pela Comissão, em dez ou mais línguas.

Leia também: Francisco decidiu: mais mulheres na Comissão Teológica.
Monsenhor brasileiro Antonio Catelan é membro da Comissão Teológica Reviewed by Editor on terça-feira, setembro 23, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.