Top Ad unit 728 × 90

Últimas publicações

recent

Uma comissão para agilizar o processo matrimonial

Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

Simplificar e agilizar o procedimento do processo matrimonial, salvaguardando o princípio da indissolubilidade. É o objetivo da Comissão especial de estudo para a reforma do processo matrimonial canônico, instituída pelo papa Francisco em 27 de agosto de 2014 e oficializada hoje pela Santa Sé.

Como presidente da Comissão foi escolhido monsenhor Pio Vito Pinto, decano do Tribunal da Rota romana, e entre os membros está o cardeal Francesco Coccopalmerio, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos.

Outros também foram listados: Dom Luis Francisco Ladaria Ferrer, SJ, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé; monsenhor Dimitrios Salachas, exarca apostólico para os católicos gregos de rito bizantino; os monsenhores Maurice Monier, Leo Xavier Michael Arokiaraj e Alejandro W. Bunge, prelados auditores do Tribunal da Rota romana; padre Nikolaus Schöch, OFM, promotor de Justiça adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura apostólica; padre Konštanc Miroslav Adam, OP, reitor da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum); padre Jorge Horta Espinoza, OFM, decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Antoniana; e Paolo Moneta, ex-professor de Direito Canônico da Universidade de Pisa.

“O trabalho da Comissão especial”, disse a nota do Vaticano, “começará o mais rápido possível e terá como objetivo preparar uma proposta de reforma do processo matrimonial, tornando-o mais ágil e salvaguardando o princípio da indissolubilidade do matrimônio”.

Nota do Renitência: O nome do cardeal Burke não consta na lista dos integrantes da Comissão. O cardeal está prestes a ser expulso da chefia do Tribunal da Assinatura Apostólica, acarretando na possibilidade de sua ausência no próximo Sínodo dos bispos. Nenhum dos nomes citados na lista é conhecido por defender a doutrina e a prática tradicional da Igreja em relação ao matrimônio.
Uma comissão para agilizar o processo matrimonial Reviewed by Editor on sábado, setembro 20, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.