Top Ad unit 728 × 90

Últimas publicações

recent

Papa Francisco e o próximo Sínodo sobre a Amazônia


El Comercio, 14 de janeiro de 2018
Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal italiano Lorenzo Baldisseri, explicou que o Papa Francisco deseja, com a viagem ao Peru e ao Chile, dar o primeiro passo para chamar a atenção ao Sínodo sobre a Amazônia, que será realizado em 2019.

O chefe das assembleias dos bispos, em uma entrevista à EFE, enfatizou que, com as reuniões que manterá com os povos indígenas nesta visita que começará amanhã, torna-se evidente quais são as intenções de Francisco.

Para Baldisseri, a convocação dos bispos de todo o mundo para outubro de 2019 "terá uma ressonância importante não só para a população indígena que habita o território, mas para todo o meio ambiente".

Na viagem ao Chile e ao Peru, como no próximo Sínodo, a "questão urgente e delicada do cuidado da Criação e da ecologia integral, que o Papa tantas vezes menciona, será abordada", acrescentou o cardeal.

Conceitos retirados da encíclica de Francisco Laudato Si' serão a base, segundo Baldisseri, para lidar com todo o tema.

Enquanto Francisco se reúne com os povos indígenas em Puerto Maldonado, porta de entrada da Amazônia peruana, Baldisseri disse à EFE que, também durante esta viagem, uma primeira reunião foi agendada entre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), presidida pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes e pela secretaria geral do Sínodo.

"O encontro estabelecerá, entre outras coisas, o tema e o calendário da preparação e desenvolvimento do Sínodo", e uma reunião pré-sinodal também poderia ser prevista.

Baldisseri já anunciou em outra ocasião que este pré-sínodo poderia ser realizado não em Roma, mas na América Latina.

O purpurado continuou a comentar sobre quais serão alguns dos possíveis temas a serem abordados no Sínodo, entre eles "os desafios pastorais sobre a presença e atividade apostólicas da Igreja em um território vasto e difícil, como a Amazônia".

A ênfase será igualmente dada à necessidade de uma "maior escuta, acompanhamento e inculturação das diferentes dimensões da vida do povo, com suas próprias tradições e expressões".

O Sínodo também abordará a situação sociopolítica e econômica da região e, acima de tudo, a questão ecológica.

Baldisseri destaca que um Sínodo sobre a Amazônia talvez seja um tanto regional e possa ser de pouco interesse para o resto da Igreja, sublinhando, contudo, que os temas "podem ser considerados para outras partes do planeta, como a África e a Ásia, de modo que o envolvimento de todos os bispos do mundo será de suma importância".
Papa Francisco e o próximo Sínodo sobre a Amazônia Reviewed by Editor on sexta-feira, janeiro 19, 2018 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.