Renitência

Últimas publicações

recent

O rabino que irá com o Papa a Israel



Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

De acordo com fontes israelenses relatadas pela CNN, o papa Francisco estará na Terra Santa nos próximos dias 25 e 26 de maio.

A visita papal havia sido recentemente confirmada para o ano de 2014 – mas sem uma data definida – pelo patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal.

Em todo caso, que Jorge Mario Bergoglio vem pensando nesta viajem há muito tempo, ainda que em termos práticos, foi certificado recentemente por Abraham Skorka, o rabino argentino cuja forte amizade com o então arcebispo de Buenos Aires resultou em um livro com um diálogo entre os dois, traduzido em várias línguas: “Sobre o céu e a terra”.

Em uma entrevista ao jornal mensal dos judeus italianos “Pagine Ebraiche”, reproduzida na íntegra pelo L'Osservatore Romano de 25-26 de novembro, Skorka disse que entre o final de setembro e início de outubro, enquanto estava em Roma por ocasião de um encontro pela paz promovido pela Comunidade de Santo Egídio, foi “hóspede pessoal de Bergoglio em Santa Marta”, e então:

“Estivemos próximos por alguns dias, compartilhando as três refeições diárias e outros momentos, tanto públicos como privados. Falamos sobre tudo: do diálogo, mas também da viagem que faremos juntos a Israel. [...] Celebramos juntos o início do Shabbat, e ele estava ao meu lado quando recitei o kiddush e parti o challah fornecido pelo embaixador de Israel junto à Santa Sé, Zion Evrony. Foram dias inesquecíveis, e acho que eles têm um valor que vai além do afeto e da confiança que sempre nos uniram”.

A entrevista também é interessante por causa das duras críticas que Skorka lançou sobre o “rabinato mundial em todos os seus componentes”, que em sua opinião “está passando por um momento de crise profunda e lacerante”, seja “em Israel”, seja “em todas as comunidades da Diáspora”.

“A Igreja está em crise, e nós também estamos”, prossegue Skorka, indicando que o seu “modelo de judaísmo ideal” é “o defendido pelo rabino Abraham Joshua Heschel”.

Mas, para estabelecer um paralelismo entre suas intenções de reformar o judaísmo e as reformas desejadas para a Igreja pelo papa Francisco, Skorka responde assim à pergunta de qual é “o mais significativo entre os muitos sinais” recebidos até agora pelo atual pontífice:

“Dou grande valor às intervenções de Bergoglio contra o proselitismo. É um ponto em que bate com força e com uma ênfase muito especial, e é ainda mais significativo se levamos em conta o cenário da evangelização em que essas intervenções são pronunciadas. Bergoglio me deixou claro que o conceito já tinha sido explicitado por seu predecessor. A nitidez do atual papa sobre o assunto, no entanto, é maior. Temos que recordar como a evangelização, até muito recentemente, estava inevitavelmente associada ao [fazer] proselitismo. Agora, porém, o Papa fala de levar a fé só aos católicos”.

De fato, Bento XVI expressou-se sobre essa questão em uma passagem de seu livro-entrevista “Luz do Mundo”, sobre a alteração introduzida por ele na oração pelos judeus da Sexta-feira Santa no rito romano antigo:

“Eu a modifiquei de tal modo que nela estivesse contida a nossa fé: que Cristo é a salvação para todos, que não existem duas vias de salvação, e que, portanto, Cristo também é o salvador dos judeus, e não só dos pagãos. Eu também quis evitar que se rezasse diretamente pela conversão dos judeus em um sentido missionário, mas para que o Senhor apresse a hora histórica em que todos seremos um.”

Agora, o rabino Skorka nos informa que o papa Bergoglio é “mais incisivo” que seu predecessor em repugnar o “proselitismo”. Mas há algo de errado que não se enquadra quando conclui que “agora, o papa fala de fortalecer na fé somente os católicos”.

Só os católicos? O L'Osservatore Romano imprimiu isso sem pestanejar. Mas, quando o papa Francisco formulou tal absurdo?
O rabino que irá com o Papa a Israel Reviewed by Renitência on sexta-feira, novembro 29, 2013 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.