Renitência

Últimas publicações

recent

Renúncia de Francisco?



El Intransigente, 02 de dezembro de 2013
Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

«Bergoglio poderia renunciar, uma vez que tenha cumprido sua missão» – é o que anuncia uma jornalista francesa na primeira biografia sobre Francisco editada na França, em coautoria com o ex-provincial da ordem jesuíta no país, Henri Madelin.

A escritora Caroline Piggozzi é uma especialista em religião, vaticanista, que escreveu ensaios sobre João Paulo II, Bento XVI e sobre o Vaticano em geral. Mas, antes de sua eleição, «não conhecia nada de Jorge Bergoglio» – por isso surpreende o retrato certeiro que traça sobre o novo pontífice, ao vê-lo como «um personagem muito decidido que sabe exatamente o que quer fazer, mas que é sequencial: uma coisa depois da outra, embora uma coisa por dia de todos os modos».

Piggozzi trabalhou em conjunto com o sacerdote jesuíta Henri Madelin, um coetâneo do Papa Francisco que foi provincial da ordem na França ao mesmo tempo em que Jorge Bergoglio o era na Argentina, na década de 70. Para esta jornalista, que há 20 anos trabalha na revista Paris Match, a condição de jesuíta do novo Papa é a chave para explicar sua personalidade e estilo.

Em relação à possível renúncia de Francisco, a jornalista disse: «Acredito que [Francisco] tem outra visão do poder, uma visão jesuíta e pessoal. Ele chegou tarde, tem uma missão a cumprir, sabe o que quer fazer. Tem a impressão de que está fazendo um trabalho, e no dia que sentir que já não pode ir mais além, que as forças estão acabando, poderá renunciar, já que seu predecessor fez o mesmo, e isso se converterá em uma nova regra do Vaticano. Sim, acredito que ele pode renunciar quando concluir o que tem que fazer, e isso criaria um fato na história, que entraria nos costumes do Vaticano».

«É preciso ressaltar que um jesuíta não passa 50 anos da vida sendo jesuíta, isto é, dois terços de sua vida. Nesses dois terços de vida, os jesuítas estão acostumados a subir e descer. Quando se é provincial da ordem, logo depois se volta à base», acrescentou.

O título do livro, Ainsi fait-il («Assim faz» ou «Assim atua»), é uma paráfrase da expressão com a qual os cristãos frequentemente encerram suas orações, ainsi soit-il («assim seja» ou «amém»).
Renúncia de Francisco? Reviewed by Renitência on domingo, dezembro 08, 2013 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.