Renitência

Últimas publicações

recent

Cardeal O'Malley recebe unção de ministra metodista


Foto: George Martell/Pilot New Media.

Por Lane Lambert
Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

Plymouth, 14 de janeiro de 2014 – A Revma. Anne Robertson tem batizado mais crianças e jovens do que ela pode contar em seus últimos anos como ministra da Igreja Metodista Unida em Massachusetts, Nova Hampshire e Flórida.

Mas a diretora da Sociedade Bíblica de Massachusetts jamais imaginou que teria a chance de compartilhar um ritual de confirmação de batismo com um cardeal Católico Romano.

Até domingo, quando o cardeal Sean O'Malley lhe fez o pedido.

“Foi completamente inesperado”, disse a Revma. Robertson na terça-feira, em sua primeira entrevista à imprensa sobre o encontro. “Ainda estou encantada com ele”.

“O que me mais comoveu não foi o fato de eu tê-lo ungido”, disse ela. “Foi ele estar disposto a me fazer esse pedido sendo eu uma mulher no ministério, e a aceitar que da minha mão isso fosse feito”.

Nativa de Rhode Island, a Revma. Robertson foi o único membro do clero feminino a assistir a um culto especial na comemoração do 50º aniversário da igreja Metodista Unida de Sudbury. O Cardeal O'Malley proferiu a homilia no encontro ecumênico, que comemorava um ato revolucionário praticado pelo Cardeal Richard Cushing nesta igreja em 1964.

[NdT: o texto pode causar confusões. Um encontro ecumênico foi realizado na igreja Metodista Unida de Sudbury, em 12 de janeiro de 2014, na comemoração dos seus 50 anos. Há 50 anos, quando da inauguração desta igreja, o Cardeal Cushing estava presente e tomou uma atitude até então inexequível, como relata a continuação do texto].

Numa altura em que católicos e protestantes ainda estavam profundamente desconfiados uns dos outros, o Cardeal Cushing foi o primeiro cardeal a discursar em uma igreja protestante.

Como parte do culto de domingo, os 500 participantes que lotaram a igreja Metodista Unida de Sudbury foram convidados a receber uma unção com água consagrada na testa com os dizeres: “Lembra-te de teu batismo e dê graças”.

O Cardeal O'Malley e o Bispo da Igreja Metodista Unida em Nova Inglaterra, Sudarshana Devadhar, conduziram o ritual no santuário. A Revma. Robertson e um padre católico estavam caminhando em direção a uma porta lateral com pequenas tigelas de água à mão para ungir os que estavam assistindo ao culto do lado de fora da igreja por meio de uma TV de tela grande.

Ela parou com o padre no banco onde o cardeal estava sentado, para que ele pudesse receber a unção das mãos do padre. Foi então que o cardeal pediu calmamente à Revma. Robertson para administrar nele a unção com a água do batismo.

“Meu coração saltou imediatamente à minha garganta”, disse ela. “Quando recebi esse pedido de um homem que poderia ser o Papa algum dia, fiquei atordoada. Segurei as lágrimas durante horas”.

Após o culto, ela expôs ao Cardeal O'Malley o quanto aquele gesto significava para ela. “Ele foi muito gentil”, disse ela, a despeito de não lembrar exatamente o que ele disse. Ela ainda estava admirada com o que aconteceu.

Ela postou em seu blog uma reflexão sobre o encontro; mas dois dias depois, ela confessa que ainda está pensando “nos pequenos detalhes” que tornaram possível sua bênção compartilhada.

Ela foi convidada porque o pastor da igreja de Sudbury é um amigo de longa data – e porque a Sociedade Bíblica [da qual ela é diretora] é ecumênica. Domingo passado foi o único dia próximo à data do 50º aniversário em que o Cardeal O'Malley poderia estar lá – domingo este marcado com a Festa do Batismo de Jesus por católicos e protestantes, motivo pelo qual o pastor incluiu no rito a “reafirmação das promessas batismais”.

Outro detalhe foi a organização dos assentos. O Cardeal O'Malley e outros católicos estavam sentados nos bancos em frente ao púlpito, enquanto que os protestantes acomodavam-se ao lado do púlpito. Sem essa disposição dos assentos, ela e o padre não teriam passado pelo Cardeal O'Malley, e o momento nunca teria acontecido.
Cardeal O'Malley recebe unção de ministra metodista Reviewed by Renitência on sexta-feira, janeiro 17, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.