Renitência

Últimas publicações

recent

O Papa aos jovens da Taizé: «A Europa necessita de vosso empenho»



Vatican Insider | Roma, 29 de dezembro de 2013
Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

A Europa «necessita de vosso empenho, da vossa coragem e da vossa fé» para superar os momentos difíceis que ainda vive: é o que afirma o Papa Francisco em sua mensagem aos jovens que se reunirão a partir de hoje [28 de dezembro de 2013] em Estrasburgo, por ocasião do 36º encontro europeu organizado pela Comunidade ecumênica de Taizé.

Papa Francisco, através do Secretário de Estado, monsenhor Pietro Parolin, define como “fortemente simbólico” o encontro deste ano, que acontece simultaneamente em dois países diferentes, na França e na Alemanha, nas regiões de Alsácia e Ortenau: «uma terra massacrada por guerras que resultaram em inúmeras vítimas, mas também uma terra que traz uma grande esperança: a da construção da família europeia».

O vosso empenho, recorda o Papa aos jovens, é o de «buscar a comunhão visível entre todos aqueles que amam a Cristo». «Vós – prossegue o Papa – estais conscientes de que a divisão entre os cristãos representa um grande obstáculo para a realização da missão confiada à Igreja e que a credibilidade do anúncio cristão seria muito maior se os cristãos fossem capazes de superar suas divisões». O Papa, na mensagem, «compartilha com vós a convicção de que é possível aprender muito uns com os outros, pois as realidades que nos unem são numerosas». Concluindo a mensagem aos jovens da Taizé, Papa Francisco espera que através do seu «testemunho, o espírito de paz e de reconciliação» evangelize, podendo difundir-se entre os nossos contemporâneos.

E na reunião de hoje [28 de dezembro de 2013], em Estrasburgo, havia cerca de 20 mil pessoas que comemoraram o fim do ano. «Chegou gente de praticamente todo o mundo», disse ao AFP o padre Benoît, um dos porta-vozes da organização. Desde o fim do ano de 1978, o mosteiro de Taizé organiza encontros com os jovens, as “Peregrinações de confiança através da Terra”, a cada ano em uma cidade diferente (os três últimos foram realizados em Roterdã em 2010, em Berlim em 2011 e em Roma em 2012).

A comunidade de Taizé é uma comunidade cristã monástica ecumênica e internacional fundada em 1940 por Roger Schutz, mais conhecido como Irmão Roger (fratello Roger). Tem sua sede na pequena aldeia homônima da Borgonha francesa.

O encontro durará quatro dias, inclusive na noite de véspera de Ano-novo, em que os participantes farão orações comuns em diversas línguas, nas igrejas e nos ginásios da cidade. Na programação, também estão previstos encontros com o Grande Rabino de Estrasburgo na Sinagoga, e com um irmão muçulmano na Grande Mesquita.
O Papa aos jovens da Taizé: «A Europa necessita de vosso empenho» Reviewed by Renitência on quinta-feira, janeiro 02, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.