Renitência

Últimas publicações

recent

Papa abole título de Monsenhor para padres com idade inferior a 65 anos



Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

Nova mudança de Francisco para eliminar o carreirismo na Igreja. A partir de agora, a única honra pontifícia que será concedida aos sacerdotes seculares será a de Capelão de Sua Santidade.

Com um novo passo para reformar o clero e eliminar o carreirismo na Igreja católica, o papa Francisco aboliu a atribuição de honra pontifícia de “Monsenhor” para os sacerdotes seculares com idade inferior a 65 anos. A partir de agora, a única honra pontifícia que será concedida aos sacerdotes seculares (padres, isto é, de uma diocese que não são monges ou frades) será a de Capelão de Sua Santidade [grau de Monsenhor mais comum nas dioceses. NdT], uma honra que será eventualmente atribuída só aos sacerdotes com mais de 65 anos de idade.

O Secretário de Estado anunciou esta notícia aos Núncios Apostólicos em todo o mundo e pediu-lhes para informar a todos os bispos dos respectivos países. O Núncio Apostólico da Grã-Bretanha, arcebispo Antonio Mennini, escreveu, por exemplo, a todos os bispos da Grã-Bretanha informando-lhes da decisão do Papa. Decisão que não parece ser retroativa: aqueles que já possuem o título de Monsenhor não o perderão.

Ao tomar a sua decisão, o Papa se inspirou nas reformas introduzidas por Paulo VI em 1968, três anos depois do encerramento do Concílio Vaticano II. Até então, havia 14 “graus” de Monsenhor. Com Paulo VI, esse número foi reduzido para três: Protonotário Apostólico, Prelado de Honra de Sua Santidade e Capelão de Sua Santidade [restando, agora, apenas um. NdT]. Três reconhecimentos concedidos pelo Papa, por meio da proposta do bispo local, a sacerdotes que têm desempenhado um serviço particularmente precioso para a Igreja. Muitos bispos, no entanto, tendem a usar esses títulos como uma forma de premiar os padres fiéis à sua pessoa. Com a decisão de Francisco, as coisas mudam.
Papa abole título de Monsenhor para padres com idade inferior a 65 anos Reviewed by Renitência on domingo, janeiro 05, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.