Renitência

Últimas publicações

recent

Terra Santa: Francisco por três dias nos passos de Paulo VI

O Papa anunciou a peregrinação para comemorar o abraço de cinquenta anos atrás entre Montini e Atenágoras. De 24 a 26 de maio, com visitas a Amã, Belém e Jerusalém.


Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

Uma viagem de apenas três dias, assim como a que fez Paulo VI em janeiro de 1964, exatamente cinquenta anos atrás. Uma peregrinação «de oração», como Francisco reiterou com particular vigor, para enfatizar o caráter eminentemente religioso de sua segunda viagem internacional.

Ao meio-dia de hoje [05 de janeiro de 2014], imediatamente após a oração do Angelus, o Papa disse: «No clima de alegria, típico deste tempo natalício, gostaria de anunciar que de 24 a 26 de maio próximo, se Deus quiser, farei uma peregrinação à Terra Santa. A finalidade principal é comemorar o encontro histórico entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras, que ocorreu exatamente em 05 de janeiro, como hoje, há 50 anos».

«As etapas – acrescentou Francisco – serão três: Amã, Belém e Jerusalém. No Santo Sepulcro celebraremos um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém, juntamente com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla. Desde já vos peço que orem por esta peregrinação».

A viagem de Paulo VI, a primeira viagem internacional de um Pontífice da era contemporânea, a primeira das nove viagens fora da Itália feitas pelo Papa Montini, foi um verdadeiro tour de force, com visitas a Nazaré e aos lugares sagrados da Galileia. Essa de Francisco terá a mesma duração, mas será ainda mais essencial, com visitas a Amã, capital da Jordânia – onde se venera o lugar do batismo de Jesus –, a Belém – nos territórios sob a Autoridade palestina, onde o Papa celebrará a missa – e, por fim, a Jerusalém – onde haverá o encontro ecumênico.

No início de seu pontificado, no último mês de março, Francisco foi convidado por Bartolomeu I, Patriarca ecumênico de Constantinopla, à Terra Santa para comemorar o abraço de seus predecessores ocorrido cinquenta anos atrás: um evento histórico, que foi seguido pela revogação das respectivas excomunhões.

A celebração ecumênica na Basílica do Santo Sepulcro – local onde se faz memória da ressurreição de Jesus e onde, ao mesmo tempo, são tão evidentes as divisões entre os cristãos – representa uma notícia significativa: com Francisco e Bartolomeu estarão presentes «todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém». Um sinal de esperança para o caminho da unidade dos cristãos.

«O Natal sempre nos faz pensar em Belém – disse o Papa na entrevista ao “La Stampa” e “Vatican Insider” publicada no último dia 15 de dezembro – e Belém está em um ponto preciso, na Terra Santa onde viveu Jesus. Na noite de Natal penso, sobretudo, nos cristãos que vivem ali, nos que estão em dificuldades, em todos os que têm que abandonar essa terra por diferentes problemas. Mas Belém continua sendo Belém. Deus veio a um ponto determinado, a uma terra determinada, apareceu ali a ternura de Deus, a graça de Deus. Não podemos pensar no Natal sem pensar na Terra Santa. Há cinquenta anos, Paulo VI teve a coragem de sair e ir lá, e assim começou a era das viagens papais. Eu também quero ir, para encontrar-me com meu irmão Bartolomeu, Patriarca de Constantinopla, e comemorar com ele este quinquagésimo aniversário renovando o abraço de 1964 entre o Papa Montini e Atenágoras em Jerusalém. Estamos nos preparando».

«Para mim – disse ainda o Papa Bergoglio – o ecumenismo é prioritário. Hoje existe o ecumenismo de sangue. Em alguns países os cristãos são mortos porque levam consigo uma cruz ou têm uma Bíblia; e antes de matá-los não lhes perguntam se são anglicanos, luteranos, católicos ou ortodoxos. O sangue está mesclado. Para os que matam, somos cristãos. Unidos no sangue, embora entre nós não tenhamos dado os passos necessários à unidade, e talvez não seja ainda o tempo. A unidade é uma graça que devemos pedir».
Terra Santa: Francisco por três dias nos passos de Paulo VI Reviewed by Renitência on segunda-feira, janeiro 06, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.