Renitência

Últimas publicações

recent

Fellay se reúne com Müller

Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

Hoje se reuniram, das 11 às 13h, o superior da Fraternidade São Pio X, Dom Bernard Fellay, e o cardeal Gerhard Ludwig Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Comissão Ecclesia Dei, o órgão responsável pelo diálogo com os lefebvrianos. Durante as duas horas de encontro, falaram sobre problemas de “ordem doutrinal e canônica”, com o objetivo de alcançar a plena comunhão. É a primeira vez que Fellay dialoga cara a cara com Müller desde que o cardeal foi nomeado prefeito da congregação doutrinal. A notícia do encontro, que teve lugar no palácio do Santo Ofício, foi dada a conhecer pela Santa Sé.

A conversa, segundo o comunicado, ocorreu “em uma atmosfera de cordialidade”. Acompanharam Müller os arcebispos Luis Ladaria e Augustine Di Noia, respectivamente secretário e secretário adjunto da Congregação para a Doutrina da Fé, além de Guido Pozzo, secretário da Comissão Ecclesia Dei. Dom Fellay estava acompanhado de dois assistentes da Fraternidade São Pio X, os sacerdotes Nikolas Pfluger e Alain-Marc Nély.

“Durante o encontro — continua o comunicado —, examinaram alguns problemas de ordem doutrinal e canônica, e decidiram proceder gradualmente e em tempo razoável à superação das dificuldades e à desejada concretização da plena comunhão”. Uma frase significativa, que atesta como os canais de comunicação entre a Santa Sé e os lefebvrianos permanecem abertos. No Vaticano e dentro da Congregação para a Doutrina da Fé, houve algumas vozes que sugeriram uma decisão drástica para marcar uma nova ruptura, mas Francisco não pretende fechar a porta.

Recorde-se que, em 13 de junho de 2012, o então prefeito do Santo Ofício, cardeal William Levada, havia entregado a Fellay um preâmbulo doutrinal para assinar. O superior da FSSPX, quatro dias depois, enviou uma carta ao papa Ratzinger informando-o que ele não podia concordar com os termos estabelecidos no documento. Bento XVI respondeu em 30 de junho, comunicando seu desapontamento e reiterando seu pedido aos lefebvrianos para reconhecer “que o magistério é o intérprete autêntico da Tradição”; o “Concílio Vaticano II como parte integrante a Tradição, sem eliminar a possibilidade de uma legítima discussão sobre a formulação de pontos particulares dos documentos conciliares”; e, finalmente, a “validade” e a “licitude do Novus Ordo Missae”, isto é, do rito romano que resultou da reforma litúrgica pós-conciliar.
Fellay se reúne com Müller Reviewed by Editor on terça-feira, setembro 23, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.