Renitência

Últimas publicações

recent

Fontes confirmam que Burke será removido. Mas ele vai participar do Sínodo?

Tradução: Carlos Wolkartt – Renitencia.com

18 de setembro de 2014 – Fontes em Roma confirmaram para o LifeSiteNews que o cardeal Raymond Burke, chefe da mais alta corte do Vaticano, conhecida como a Assinatura Apostólica, será removido de seu posto e receberá uma atribuição não-curial de patrono da Ordem de Malta.

O momento da mudança é fundamental, uma vez que o cardeal Burke está atualmente na lista dos integrantes do Sínodo extraordinário sobre a família em sua qualidade de chefe de um dos dicastérios da Cúria Romana, e por isso, se for removido antes de outubro, poderá não participar do Sínodo.

Burke foi um dos principais defensores, nos preparativos para o Sínodo, da prática tradicional da Igreja de retenção da comunhão aos católicos divorciados que voltaram a se casar civilmente.

Grande parte do mundo católico soube da chocante notícia por meio do jornalista Sandro Magister, cujo texto “Exílio em Malta para o Cardeal Burke” foi publicado ontem à noite.

Se a remoção de Burke da Assinatura for confirmada, disse Magister, o cardeal “não seria promovido – como fantasiaram alguns no mundo web – à difícil, porém prestigiosa sede de Chicago, mas degradado ao pomposo – porém eclesiasticamente modestíssimo – título de ‘cardeal-patrono’ da Soberana Ordem Militar de Malta, substituindo o atual titular Paolo Sardi, que há pouco completou 80 anos de idade”.

Aos 66 anos, o cardeal Burke ainda está no seu auge episcopal.

O proeminente blog católico tradicional Rorate Caeli vai ainda mais longe, a ponto de dizer que “seria a maior humilhação de um cardeal da Cúria em viva memória, verdadeiramente inédita nos tempos modernos: considerando a idade razoavelmente jovem do cardeal, tal mudança seria, no teor da Igreja moderna, nada menos do que uma completa degradação e uma clara punição”.

Na terça-feira, o padre americano tradicionalista John Zuhlsdorf deu a entender que também ficou sabendo que a mudança estava em andamento: “O otimista em mim acreditava que o anúncio oficial não seria feito antes do término do Sínodo dos Bispos, ou pelo menos não antes do seu início. Ou nunca”.

“Não é uma boa notícia”, acrescentou.

Magister e Zuhlsdorf previram que a medida polêmica desencadearia uma onda de euforia simultânea entre os católicos dissidentes e críticas por parte dos católicos fiéis. A decisão de remover o cardeal Burke de sua posição na Congregação para os Bispos em dezembro passado provocou uma torrente pública de preocupação e consternação entre católicos e líderes pró-vida em todo o globo.

Ambos, Magister e Zuhlsdorf, especularam as possíveis razões para a queda.

Magister destacou que Burke é o último de uma linha de prelados “ratzingerianos” a experimentar o machado.

“Em seus primeiros meses como bispo de Roma, o papa Bergoglio procedeu rapidamente para transferir a cargos de menor importância três destacadas personalidades curiais: o cardeal Mauro Piacenza, o arcebispo Guido Pozzo e o bispo Giuseppe Sciacca, categorizados por sua sensibilidade teológica e litúrgica entre os mais ‘ratzingerianos’ da cúria romana”, disse Magister.

“Também parece selada a sorte do arcebispo espanhol Celso Morga Iruzubieta, membro da Opus Dei e secretário da Congregação para o Clero”, acrescentou.

Padre Zuhlsdorf observa que o papa Francisco também pode estar condensando os escritórios da Cúria e reduzindo, assim, o número de cardeais necessários para preencher esses cargos. Ele acrescenta, no entanto, que “seria extremamente ingênuo pensar que não há perto dos cotovelos de Francisco aqueles que foram afiar suas facas contra Burke e contra qualquer outra pessoa estritamente associada ao Papa Bento XVI”.

“Isto é milenar, esporte clerical sangrento”.
Fontes confirmam que Burke será removido. Mas ele vai participar do Sínodo? Reviewed by Editor on sábado, setembro 20, 2014 Rating: 5
Todos os direitos reservados — Renitência © 2013—2018
Hospedado no Blogger. Desenvolvido por Sweetheme.

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.